Celular

Samsung Galaxy S23 Plus — Vale a pena comprar esse smartphone?

O Smartphone Samsung Galaxy S23 Plus tem muitas opções. Tem uma bela tela grande; Câmera versátil e bateria de longa duração. Pode não ser o smartphone mais emocionante de 2023, mas é um dispositivo confiável para se ter ao seu lado.

A Samsung lançou a tão esperada série Samsung Galaxy S23; S23, S23 Plus e S23 Ultra. Passei as últimas duas semanas testando o modelo Plus.

O Samsung Galaxy S23 Plus é o filho do meio em muitos aspectos, oferecendo uma tela AMOLED de 6,6 polegadas, uma configuração de câmera tripla e o chipset especial “Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy” da Qualcomm.

É uma atualização digna do Galaxy S22 Plus do ano passado ou o Samsung Galaxy S23 Ultra mais caro deve ser mais inteligente?

Samsung Galaxy S23 Plus

Design e Tela — Samsung Galaxy S23 Plus

O Samsung Galaxy S23 Plus é o filho do meio na linha de smartphones carro-chefe da marca coreana para 2023, oferecendo uma tela maior que o Galaxy S23 compacto, mas menos recursos que o S23 Ultra, mais caro. É mais fácil pensar nisso como o S23 maior, já que o modelo Ultra parece muito distinto com sua tela curva, S Pen e câmera principal.

A Samsung claramente tentou aproximar a série desta vez. Por exemplo, o S22 parecia radicalmente diferente do modelo Ultra – enquanto o S23 Plus herdou o design de câmera mais simples introduzido pela primeira vez com o S22 Ultra. Não há tampa da câmera em si, com todas as três lentes saindo da parte de trás do smartphone. As laterais também são um pouco mais planas, dando uma aparência geral que não fica a um milhão de milhas de distância do iPhone 14.

Quando meu colega Lewis revisou o S23 menor, ele comentou que achou o design “um pouco minimalista demais” para seu gosto. Pessoalmente, vejo isso como uma grande vantagem e prefiro a aparência sutil a um celular sofisticado como o OnePlus 11 com seu enorme módulo de câmera. Mas se você prefere algo que se destaque um pouco mais, o S23 Plus provavelmente não é o telefone para você.

Fiquei um pouco animado com as opções de cores oferecidas. Minha unidade de revisão verde é boa – escura e mal-humorada – embora o roxo, o creme e o preto faltem força e vibração. Eles são todos um pouco chatos.

Todos os mods usuais estão aqui: classificação IP68, Gorilla Glass Victus 2 frontal e traseiro e suporte dual SIM em determinadas áreas. Também possui acabamento de alto padrão, com todos os botões e a porta USB-C perfeitamente esculpidos. Eu esperaria isso de um smartphone que custa perto de mil, mas está longe de ser um dado adquirido.

Com 196g, o Galaxy S23 Plus é mais leve que o menor iPhone 14 Pro e é ótimo de usar. O tamanho é perfeito – oferece mais espaço do que o S23, na minha opinião, apertado, mas sem a ginástica manual necessária para usar confortavelmente o S23 Ultra de 6,8 polegadas.

A tela de 6,6 polegadas corresponde às especificações do S23 menor, em vez do S23 Ultra. Isso significa que a resolução permanece em 1080p (em vez de 1440p) e a falta de tecnologia LTPO significa que a taxa de atualização não pode cair para 1Hz. Para um celular nessa faixa de preço, é uma pena que a tela não tenha alguns dos recursos que você encontrará em outros lugares.

A resolução de 1080p é perfeitamente adequada no Galaxy S23 menor de 6,1 polegadas e será mais do que suficiente para a maioria das pessoas. Coloque-o ao lado do OnePlus 11 ou S23 Ultra mais nítido e a diferença é perceptível – os detalhes aparecem um pouco mais e a experiência geral de visualização é imersiva em outros lugares.

A taxa de atualização de 120 Hz pode não cair para 1 Hz, embora nos testes eu tenha descoberto que parece cair para 48 Hz. Isso ainda oferece uma experiência muito suave, percorrendo páginas da web ou feeds.

Não tive problemas para usar o S23 Plus ao ar livre em situações mais claras, e o software da Samsung faz um ótimo trabalho ao aumentar ainda mais o brilho quando a situação exige. No entanto, não fiquei tão impressionado com o brilho ao assistir a imagens HDR reproduzidas no Netflix.

Junto com o Xiaomi 13 Pro e o iPhone 14 Pro, o S23 Plus se esforça para realmente oferecer esses destaques brilhantes e os níveis de brilho eram quase limitados. Não há Dolby Vision, um recurso que os outros dois smartphones possuem; em vez disso, a Samsung conta com seu formato HDR10+ preferido.

Desempenho

Finalmente aconteceu – a Samsung decidiu não enviar versões diferentes da série S23, abandonando seu próprio chipset Exynos para uma versão ligeiramente melhorada do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 encontrado em muitos dos principais smartphones Android em 2023.

A Samsung e a Qualcomm marcaram inteligentemente este chip Snapdragon 8 Gen 2 para o Galaxy, dando a ideia de que é melhor do que o chip que alimenta o Xiaomi 13 Pro ou o OnePlus 11. Na realidade, as velocidades do relógio podem ser um pouco mais altas, mas o desempenho geral desempenho é muito superior. mesmo.

Este é um celular muito rápido que é extremamente capaz de lidar com tudo que eu lanço durante o processo de revisão. O único jogo que parecia sobrecarregado foi Genshin Impact maximizado, mas esse é o caso de qualquer coisa, exceto um iPhone.

Você pode ver como o S23 Plus se compara a alguns de seus concorrentes nos testes de benchmark sintético abaixo.

Ao contrário de muitos smartphones com chip 8 Gen 2, não achei o S23 Plus esquentando sob carga. Na verdade, a única vez que ele esquentou um pouco foi quando eu estava executando benchmarks (o que provavelmente nunca aconteceu) ou carregando durante o jogo.

Estranhamente, a Samsung parece ter decidido não habilitar o suporte WiFi 7 – um recurso incluído em outros celulares 8 Gen 2 – e limitá-lo ao 6E. Isso não será um problema para muitos, mas significará que aqueles que atualizarem para roteadores WiFi 7 mais recentes não aproveitarão ao máximo.

Este chip está emparelhado com 8 GB de RAM e 256 ou 512 GB de armazenamento – escolha seu armazenamento com sabedoria, pois o slot microSD não está mais presente. Muitos smartphones nessa faixa de preço podem ser encontrados com 12 ou 16 GB de RAM e, embora esses números pareçam bons no papel, não experimentei nada que me fizesse lamentar a falta de mais memória.

Samsung Galaxy S23 Plus vem com Android 13 com sobreposição One UI 5.1. A Samsung promete quatro anos de lançamentos regulares do Android e cinco anos de atualizações de segurança – ótimo ver e garantir que o telefone tenha um bom desempenho nos próximos anos.

O OneUI 5.1 está repleto de recursos e geralmente funciona muito bem. São várias opções de economia de bateria, muitas configurações de personalização e excelentes apps nativos – por exemplo, o navegador da Samsung é muito melhor que o Chrome. O DeX também está disponível para estender a experiência móvel em uma tela maior.

Não há dúvida de que a Samsung criou um sistema operacional rico em recursos que parece diferente do Android encontrado em outros lugares. Pessoalmente, sinto que ainda falta o polimento de design do Android do Google e da interpretação do iOS da Apple com muitos aplicativos ocupados e ícones feios – mas ainda é muito melhor do que alguns anos atrás.

Em duas semanas de uso, o S23 Plus lidou muito bem com todos os recursos básicos do smartphone. Obtive consistentemente velocidades de download e upload mais rápidas em meu Wi-Fi doméstico do que no iPhone 14 Pro Max e também consegui manter um sinal de telefone melhor, especialmente em meu apartamento, onde meu serviço Three pode ser muito irregular.

Câmera

A Samsung impulsionou a fotografia móvel com a absolutamente fantástica câmera S23 Ultra. O sensor de 200 MP, juntamente com um excelente software, produz imagens impressionantes que muitas vezes me esforço para acreditar que vieram de um celular. A história nem chega perto das manchetes com o Galaxy S23 Plus.

É um conjunto de câmeras de smartphone capaz com uma câmera principal de 50MP completa com PDAF de pixel duplo e OIS junto com uma telefoto ultra larga de 12MP de 120 graus e 10MP 3x com OIS. Há também uma câmera frontal de 12MP melhor para selfies.

No papel, é praticamente o mesmo que o S22 Plus de saída, e as imagens que capturei não mostram muita atualização ano a ano.

Não me interpretem mal, as fotos são boas – brilhantes, nítidas e coloridas, mas não são melhores do que celulares mais baratos como o OnePlus 11 ou o Pixel 7 e fazem pouco para realmente se destacar.

As fotos da câmera principal usam tecnologia de binning de pixel e habilidades de computação para tirar uma imagem de 50MP e usar todos esses dados para enviar imagens menores no final. Os detalhes são aprimorados da maneira típica da Samsung, com cenas lotadas parecendo particularmente nítidas. O processamento HDR também é bom, com uma diferença bastante grande entre os pontos mais claros e os mais escuros.

A Samsung tem um histórico de saturar muito as câmeras de seus telefones, e esse é o caso aqui. Verdes, vermelhos e cores mais vivas são muito mais vivas do que realmente são. Quer você goste ou não, isso dependerá da preferência pessoal, e a Apple faz muito no iPhone, mas algumas fotos podem ser um pouco chocantes. Você pode obter uma imagem um pouco mais natural usando o modo completo de 50 MP no Expert RAW.

Em condições de pouca luz, o Galaxy S23 Plus faz um trabalho adequado. Com poucas fontes de luz ao redor – como lâmpadas ou postes de luz – as fotos são detalhadas e não parecem muito ruidosas. Insira citações ainda mais sombrias e as deficiências do sensor se tornarão mais aparentes.

As câmeras secundárias oferecem um pouco mais de versatilidade, permitindo aumentar ou diminuir o zoom do objeto. As fotos da câmera ultralarga combinam bem com as cores da câmera principal, embora essa câmera seja melhor usada em situações mais claras, pois a qualidade da imagem diminui quando escurece.

Também fiquei impressionado com a telefoto quando pressionada para 3X, embora as coisas possam ficar granuladas rapidamente quando você a pressiona.

A captura de vídeo é outra área rica em recursos com suporte para gravação 8K utilizável.

Duração da bateria

Dentro do Galaxy S23 Plus está uma bateria de 4700mAh, que, combinada com um chip muito eficiente e uma tela de 1080p, faz deste um celular de longa duração. No final de dias muito ocupados, raramente ficava abaixo de 25-30% – algo que nem sempre podia dizer com smartphones Galaxy baseados em Exynos.

Dos três celulares S23, é o Plus que mais impressiona pela durabilidade, embora nosso especialista também tenha andado o S23 e o Ultra normais o dia todo. Embora a maioria das pessoas ainda queira carregar todas as noites, se você quiser ajustar os modos de economia de bateria e remover opções como a tela sempre ativa, dois dias de suco são possíveis.

A Samsung fez um ótimo trabalho ao tornar este telefone mais eficiente. Uma hora de streaming da Netflix com um brilho muito confortável caiu apenas 5%, o que é um pouco melhor do que a queda de 6% que vimos com o S23.

No entanto, a Samsung permanece atrasada no que diz respeito ao carregamento, e o S23 Plus é um dos celulares Android mais lentos que testei em anos para obter o aumento total de 0 a 100%.

Quase igual ao S23 e S23 Ultra, demorei 1 hora e 29 minutos para carregar totalmente, com 50% levando entre 29 e 35 minutos. Isso é feito usando um carregador Samsung de 45 W.

Muitos smartphones Android, como o OnePlus 11, carregam totalmente em menos de 30 minutos e até alguns, como o Realme GT 3, podem fazer isso em menos de 10 minutos. Isso faz com que o Samsung S23 Plus pareça um pouco arcaico em comparação. O carregamento sem fio também permanece muito lento.

Samsung Galaxy S23 Plus — Conclusão

O Samsung Galaxy S23 Plus é uma atualização muito pequena para o intervalo e parece um pouco caro para o que está em oferta. Você obtém uma exibição melhor no OnePlus 11, uma câmera principal melhor no Pixel 7 Pro e carregamento mais rápido do que a maioria dos concorrentes.

No entanto, considerando tudo, o S23 Plus ainda oferece um pacote muito atraente. É um smartphone com corpo leve e de bolso; tela grande e brilhante e excelente desempenho. As atualizações de software são prometidas há anos, a câmera é confiável e a duração da bateria é muito boa.

Para a maioria, acho que pagar um pouco mais pelo Galaxy S23 Ultra é a jogada mais inteligente a longo prazo. Ele tem uma tela melhor e uma câmera muito melhor, além de acessórios úteis como a S Pen.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo