Celular

Oppo Find X5: Confira nossa análise completa!

A abordagem de dois níveis para celulares principais não é novidade. São sempre as variantes Plus, Pro ou Ultra que atraem mais atenção, mas as alternativas mais populares estão se tornando mais difíceis de ignorar – e o Oppo Find X5 é um exemplo perfeito do porquê.

Enquanto o Find X5 Pro, mais caro, promete alguns recursos extras, a versão vanilla oferece uma experiência muito semelhante, em um design mais razoável e com um preço menos chocante. Muito pouco se perde ao usar o processador da geração anterior e, embora o carregamento rápido seja um pouco mais lento, ele ainda tem um design matador e, na minha experiência com o celular, tira fotos fantásticas em todas as condições de iluminação.

Não estou convencido de que seja um pacote tão completo quanto o Samsung Galaxy S22 ou o mais recente Galaxy S23 em 2023 – mas chega surpreendentemente perto e oferece uma duração de bateria consistentemente melhor. Embora a Oppo fosse anteriormente uma escolha externa, o Find X5 está concorrendo como um dos melhores smartphones que você encontrará nessa faixa de preço.

Vale a pena notar que a Oppo lançou um Find X6 atualizado, mas é apenas para o mercado chinês sem planos de lançamento internacional, então o Find X5 continua sendo um dos principais smartphones da Oppo em 2023.

Oppo Find X5

Tela e design – Oppo Find X5

Já descrevi os telefones como “rochosos” antes, mas não acho que nenhum deles chegue perto do Find X5. A quase total ausência de ângulos retos, com o módulo da câmera traseira “pulando” do vidro fosco fosco. É satisfatoriamente suave ao toque e esconde as impressões digitais muito melhor do que as superfícies brilhantes e reflexivas vistas em muitos rivais.

Sei que nem todo mundo gosta de uma tela com bordas curvas, pois as partes arredondadas às vezes podem distrair ao captar a luz; mas a curva rasa aqui na verdade minimiza esse efeito.

Ambos os lados do celulares se curvam em direção à estrutura de metal, para que caiba confortavelmente na palma da sua mão e a tela de 6,5 polegadas seja perfeitamente operável com uma mão. O sensor de impressão digital subexibido é colocado de forma sensata na parte superior da tela, então nunca tive que esticar o polegar desajeitadamente para desbloquear o smartphones.

Isso faz algumas concessões ao Find X5 Pro mais caro, principalmente a falta de uma classificação IP para resistência à água. Nenhum dos dispositivos possui um slot para cartão microSD, mas, como a única opção de armazenamento integrado do vanilla Find X5 é de 256 GB, isso deve ser suficiente para a maioria das pessoas.

Ao contrário de seu irmão maior, o Find X5 não possui tela LTPO. Enquanto a taxa de atualização máxima de 120 Hz oferece rolagem suave, sem a opção de atualização adaptativa, você precisa forçá-la à custa da duração da bateria.

No entanto, em todos os outros aspectos, é um excelente painel. A resolução de 2400 x 1080 é nítida o suficiente sem exigir muito do chipset durante os jogos, oferece suporte à reprodução de vídeo HDR10+ e oferece as cores impressionantes e vivas que eu esperava de uma tela AMOLED. O modo Vivid padrão é um pouco legal demais, com vermelhos e verdes supersaturados, mas o modo Natural é impressionantemente preciso – se você não se importar em parecer um pouco mais suave.

Não consegui medir o brilho da tela, que a Oppo afirma que pode atingir no máximo 1.000 nits, mas não tive reclamações sobre a visibilidade externa ao usar o telefone em ambientes externos. Parece estar no mesmo nível dos carros-chefe, incluindo o Google Pixel 6 Pro e o Xiaomi 12, mas não tão brilhante quanto o Samsung Galaxy S22 Plus no Max Auto. Ainda assim, a qualidade geral da imagem está confortavelmente a par dos melhores celulares principais da atualidade.

Câmera

Com uma marca proeminente da Hasselblad e um processador de imagem MariSilicon dedicado, eu esperava bons resultados da câmera traseira de lente tripla do Find X5.

É essencialmente a mesma configuração que você encontrará no Find X5 Pro mais caro, com um sensor principal e ultra amplo de 50 megapixels e uma lente telefoto de 13 megapixels adequada para zoom óptico de 2x. A única diferença é que o Find X5 depende da estabilização ótica de imagem convencional, enquanto o Find X5 Pro obtém um estabilizador de 5 eixos mais avançado.

Como descobri com a maioria dos smartphones principais modernos, as fotos tiradas em ambientes externos claros são bem expostas, coloridas e cheias de detalhes. As sombras nem sempre estão à altura das melhores câmeras de smartphone, e o Auto HDR nem sempre traz o melhor em cenas nubladas; mas, caso contrário, a faixa dinâmica é excelente. Embora se incline para uma saturação mais natural e realista, da qual sou um grande fã, a alternância de aprimoramento de imagem AI adiciona algo extra às coisas – se é algo que você gosta.

A lente ultralarga produz imagens um pouco mais suaves que o sensor principal, mas os resultados são consistentes, com o mesmo nível de detalhes finos e exposições bem gerenciadas. A correção da distorção da lente é excelente e as cenas são nítidas em todo o quadro. Ela também funciona como uma câmera macro, capturando muita luz e fornecendo muitos detalhes, embora a distância do foco seja maior do que você encontraria com uma lente macro dedicada.

Sem surpresa, a lente de zoom não está no mesmo padrão, com uma contagem de pixels muito menor, resultando em detalhes menos precisos. Você tem que começar a cortar suas fotos antes que se torne óbvio, então as fotos 2x ainda são perfeitamente utilizáveis, mas a lente zoom 3x do Samsung Galaxy S22s é a vencedora clara em meus testes.

Há um modo noturno dedicado, mas ele é ativado automaticamente ao usar o modo de pouca luz padrão da câmera; então não importa se você esquecer de ligá-lo. Cada foto leva alguns segundos para ser capturada, mas o celular faz um trabalho fantástico ao eliminar a trepidação da câmera, oferecendo imagens nítidas e limpas com uma quantidade impressionante de detalhes e exposição realista. O ruído é reduzido ao mínimo com todas as três lentes.

Desempenho

Uma das maiores diferenças entre o Find X5 e seu irmão Pro é o chipset que os alimenta. Enquanto os celulares mais caros em 2022 receberão uma CPU Snapdragon 8 Gen 1, o Find X5 regular receberá o Snapdragon 888 mais antigo emparelhado com 8 GB de RAM.

Isso ainda foi inovador em 2021, então não fiquei surpreso ao ver que ele apresentou um desempenho consistentemente suave em aplicativos e na tela inicial do Android. Não houve soluços ou gagueira ao rolar ou rolar e a multitarefa também foi indolor. No entanto, o chipset está começando a parecer velho em 2023 entre carros-chefe rivais como o OnePlus 11, que possui um Snapdragon 8 Gen 2 muito mais capaz.

Naturalmente, o Find X5 ficou aquém dos mais recentes smartphones movidos a silício da Qualcomm em nossos testes sintéticos, mas nunca por uma margem significativa. Fiquei completamente feliz com a capacidade de resposta de tudo e nunca senti uma queda no desempenho durante o uso diário. Então, novamente, o fato de que existem dispositivos concorrentes com silício mais novo pelo mesmo dinheiro não pode ser ignorado.

Os maiores benefícios do Snapdragon 8 Gen 1 estão na frente dos jogos, e é aqui que o Find X5 começa a parecer um pouco menos como um telefone principal – mas apenas se você se concentrar nas taxas de quadros. Títulos exigentes como Genshin Impact ainda funcionam bem o suficiente em configurações de detalhes mais altos, embora você precise diminuir um ou dois controles deslizantes para obter o melhor desempenho em versões mais recentes.

Como a tela parece se recusar a rodar jogos a 120 Hz, você não está perdendo, a menos que as taxas de quadros sejam consistentemente altas, embora isso possa ser algo que a Oppo aborda com uma atualização de software.

Ele roda Android 12 com Oppo ColorOS 12.1 na parte superior. Este é um visual bastante contido, mas com muito potencial de customização. Gosto que você possa escolher entre várias telas iniciais no estilo iOS ou uma gaveta de aplicativos e botões na tela ou navegação por gestos. Muitas das mudanças mais drásticas – como a barra lateral de atalho – são desativadas por padrão, para não sobrecarregar ninguém que mude para o Android de outro fabricante.

A Oppo também foi bastante contida na frente do aplicativo. Não sou fã de inchaço pré-instalado, mas a maioria aqui são aplicativos que eu provavelmente baixaria de qualquer maneira (Facebook, LinkedIn) – e os que eu não faria (Booking.com, PUBG Mobile) podem ser facilmente excluídos.

O compromisso da empresa com futuras atualizações de software é muito bom, com três anos de atualizações do Android e quatro anos de atualizações de segurança. Isso não está exatamente no mesmo nível da Samsung, que continua à frente, mas está confortavelmente entre os melhores.

Duração da bateria

Pode não ganhar o status de carro-chefe “mini”, mas o Find X5 ainda está no lado menor, então fiquei satisfeito ao ver que a Oppo encontrou espaço para uma bateria de 4800mAh. 

Isso é mais capacidade do que você encontrará no Galaxy S22 Plus maior e mais caro, e manter o chipset do ano passado em vez do Snapdragon 8 Gen 1, que consome mais energia, ajudou a proporcionar uma longevidade impressionante.

O Find X5 pode durar confortavelmente um dia inteiro de uso típico, que inclui muita navegação na web, YouTube, streaming do Spotify e rolagem social, e não requer um plug-in na hora de dormir. Tarefas mais exigentes, como jogos, veriam esse número cair um pouco mais rápido, mas eu ainda estava vendo uma duração de bateria consistentemente melhor do que o Google Pixel 6 Pro que eu estava usando antes de trocar para o Oppo. É uma pena que a tela não tenha uma taxa de atualização adaptável, o que ajudaria a economizar ainda mais tempo entre as cargas.

Falando nisso, o Find X5 é particularmente rápido, quer você use o bloco de energia incluído ou opte pelo carregamento sem fio. O adaptador de 80 W pode carregar totalmente o telefone em pouco mais de 40 minutos, com uma carga de 50% levando pouco mais de 14 minutos com base em meus testes. Isso é consideravelmente mais rápido do que qualquer aparelho Samsung Galaxy atual, mesmo em 2023, e mais de duas vezes mais rápido que o Google Pixel 6 Pro.

O carregamento sem fio a 30 W não é tão rápido quanto os esforços recentes da Xiaomi, mas ainda é o dobro da taxa máxima do mais recente da Samsung. Há também carregamento sem fio reverso, servindo para recarregar um par de fones de ouvido sem fio enquanto estiver em movimento.

Oppo Find X5 – Conclusão

Há muito o que gostar no Find X5, mesmo para os padrões de 2023. Ele tira ótimas fotos, oferece uma duração de bateria genuinamente impressionante e parece o celular principal. Eu até diria que a protuberância distinta da câmera é mais fácil de ver do que qualquer smartphone Galaxy atual. No entanto, faltam alguns toques premium que a Samsung tem o prazer de fornecer e por um preço muito semelhante.

Se você está preparado para comprometer pequenas coisas, como a falta de impermeabilização, o zoom limitado da câmera e o chipset da geração anterior, esse ainda é um dispositivo muito capaz. Veja tabém o Celular OnePlus Nord CE 3 Lite.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo