Motorola Moto G73 5G — Análise completa
A Motorola fabrica celulares desde que os mesmo se tornaram uma necessidade. Nos últimos anos, a marca passou a focar no segmento de orçamento do mercado de smartphones.
O Moto G73 possui uma enorme bateria de 5000mAh, uma tela de 6,5 polegadas e um sensor principal de 50MP na parte traseira. Todos esses recursos se combinam em um dispositivo leve com um design familiar, resultando em um smartphone amigável e familiar que cabe no seu bolso.
Mas especificações à parte, como o Moto G73 se sai no uso no mundo real?
Tela e design – Motorola Moto G73 5G
Em vez de uma forma retangular quadrada, o G73 usa curvas tanto no corpo quanto na própria tela. Não só parece mais esteticamente agradável do que cantos afiados, mas também se sente melhor em sua mão.
No entanto, meus olhos não conseguem escapar do queixo bastante grande na parte inferior deste dispositivo. Este grande painel preto diminui um pouco a aparência elegante e polida do Motorola G73. Como o aparelho é muito bonito, incomoda de vez em quando.
Vire ocelular e as coisas ficam mais polidas, exibindo um painel traseiro azul marinho fosco elegante e ligeiramente curvo. No entanto, em vez dos painéis de vidro usados pela maioria dos principais smartphones, a Motorola optou por um painel de plástico com acabamento fosco para manter o custo do aparelho baixo. Embora a parte traseira de plástico pareça um pouco macia ao toque, não há como escapar do fato de que parece plástico – uma grande diferença em relação à sensação sólida do OnePlus Nord CE 3 Lite.
Pelo menos a parte de trás do Moto G73 é muito bonita de se ver. A cor azul escura, que a marca batizou de Midnight Blue, é muito bonita de se ver. Posso até dizer que é uma das minhas opções de cores favoritas em um smartphone.
No lado esquerdo do smartphone, você encontrará o slot do cartão SIM. Olhe para baixo para encontrar o fone de ouvido de 3,5 mm, a porta de carregamento USB-C e a grade do alto-falante. Vire à direita e você encontrará um controle de volume e um botão liga / desliga com um sensor de impressão digital integrado, todos itens básicos do porão de barganha.
O G73 não oferece nenhum IP oficial à prova d’água ou à prova de poeira. No entanto, a Motorola ainda considera que deve ser à prova de respingos. Tenha cuidado e certifique-se de que este celular não fique muito molhado.
Voltando sua atenção para a tela do G73, você encontrará um painel LCD de 6,5 polegadas com resolução de 2400 x 1080px. Embora isso possa não parecer muito impressionante, aproveite a taxa de atualização de 120 Hz para uma navegação suave e responsiva.
O G73 pode atingir cerca de 700 nits de brilho, o que é suficiente para visualização interna. No entanto, acho que esse dispositivo barato começa a ter problemas quando saio ou entro em outros ambientes claros.
Embora possa haver exibições mais impressionantes por aí, o Moto G73 oferece uma luta louvável por um smartphone com orçamento abaixo de £ 300. Sua taxa de atualização de 120 Hz, tela sempre ativa e design traseiro são recursos de destaque. E apesar de alguns smartphones econômicos mais atraentes, eu não ficaria muito chateado em colocar o G73 no bolso.
Câmera
Como você está firmemente no mercado de orçamento, não espere imagens de classe mundial do Motorola G73 5G. No entanto, você obtém imagens consistentes e confiáveis com velocidades rápidas do obturador.
Começando com um sensor principal de 50MP, você encontrará imagens nítidas com cores vivas em todo o quadro. Você notará que as fotos também ficam muito nítidas em boas condições de iluminação. Tudo isso relacionado à abertura f/1.8, que pode deixar entrar muita luz. Às vezes, as cores podem parecer estranhamente vibrantes, especialmente quando o modo AI do smartphone está ativo, mas isso é uma reclamação de muitos smartphones em todos os preços.
Embora o G73 inclua um modo retrato, certamente não oferece a melhor experiência. As imagens em si são muito borradas no visor. Parte disso é corrigido durante o processamento da imagem, mas as fotos ainda ficam mais distorcidas do que as fotos normais. A detecção de borda aqui não é nada boa – mesmo em questões simples (como outro celular), o G73 sua.
Embora ele lide com o corte em torno de objetos, mãos e pessoas, você notará que as bordas estão muito embaçadas e sangram no desfoque do fundo. Tente um assunto mais complexo e o G73 desmorona completamente.
Um modo noturno dedicado é uma boa ideia, provavelmente tentando igualar os recursos de smartphones mais caros. No entanto, esse recurso não funciona muito bem na prática – recomendo evitá-lo no G73.
Como seria de esperar, ele tenta tornar as imagens tiradas à noite mais brilhantes, mas acaba com alguns resultados abaixo do ideal. Muitas vezes, você notará uma tonalidade verde/azul fria (temperatura, não da rua) nas imagens. Além disso, as próprias fotos carecem de detalhes devido aos sensores usados no módulo da câmera.
Abaixo do pargo normal, há um sensor ultra amplo de 118 graus. Aqui você notará imediatamente que as imagens são de qualidade inferior ao snapper principal. O ultrawide tem apenas 8 MP, portanto, não pode capturar quase tantos detalhes ou usar a tecnologia de pixel-binning como o sensor principal.
Felizmente, as imagens de superfície são geralmente claras e detalhadas, embora com uma nítida falta de nitidez quando ampliadas. .
No aplicativo da câmera, você pode aumentar o zoom em 2x para algumas fotos em close. No entanto, este é um zoom totalmente digital, então você experimentará a mesma falta de detalhes apenas ampliando a foto padrão que você tirou. Há também um modo de fotografia macro que usa o sensor ultra amplo, mas, como qualquer outro celular econômico, não há nada para escrever.
Passando para a câmera selfie frontal, o G73 luta. A câmera furada é um sensor de 16MP com abertura f/2.4. Com um número bastante decente de megapixels, ele produz boas fotos frontais. As imagens são bastante detalhadas e as cores são novamente impressionantemente precisas. Em condições de iluminação mais severas, a foto rapidamente fica granulada, o que se deve em grande parte à abertura aqui.
Quanto ao vídeo, a câmera traseira pode gravar em 1080p a 60 quadros por segundo. Está muito longe das imagens em 4K que você encontrará na maioria dos smartphones hoje, mas é bastante normal esperar de um celular nessa faixa de preço. A câmera frontal, por outro lado, é limitada a 1080p a 30fps. A falta de estabilização ótica de imagem significa que os vídeos de ambas as câmeras parecem bastante instáveis; portanto, fotografar em movimento provavelmente não é a melhor ideia.
Desempenho
Dentro do Moto G73, você encontrará o chipset MediaTek Dimensity 930, e é seguro dizer que este processador está definitivamente no lado do orçamento. Ele foi projetado para tarefas mais leves e pode lidar perfeitamente com o uso diário, mas não consegue igualar o desempenho de smarphones que não custam muito mais.
Não tive nenhuma gagueira ao navegar na web, verificar e-mail ou navegar em aplicativos sociais. Mesmo jogando alguns jogos mais leves (paciência, se você quiser saber meu veneno), o smartphone se mantém.
Porém, quando testamos o Asphalt 9 para jogos mais complexos, o Moto G73 começou a esquentar muito e ficou mais lento do que eu esperava. Também começou a perder alguns quadros aqui e ali, embora nada importante.
No geral, é realmente impressionante para um smartphone abaixo de £ 300. O desempenho do Moto G73 é bastante sólido quando você usa o dispositivo para tarefas diárias. A multitarefa começará a desacelerar as coisas no telefone, mas isso é algo que você pode contornar.
Com um celular a esse preço, é importante lembrar quem tem maior probabilidade de comprá-lo. Se você está procurando otimização de desempenho, este não é o dispositivo para você. Mas se você está procurando um smartphone para atividades comuns do dia-a-dia, então você terá uma opção bastante sólida.
Quando submetemos o G73 a alguns testes de benchmark, ele conseguiu produzir alguns resultados bastante impressionantes. Executando o Geekbench 6 no celular, Obteve uma pontuação single-core de 915 e uma pontuação multi-core de 2265.
Mas como esse resultado se compara a outros dispositivos Android? Ele supera ligeiramente o Poco X5, que não conseguiu quebrar 700 pontos no single core e apenas 2000 no multi-core. Ele se aproxima mais do OnePlus Nord CE 3 Lite, um pouco mais caro, tanto em termos de desempenho da CPU quanto da GPU.
O Moto G73 roda o Android 13 e as coisas parecem familiares, especialmente em comparação com outros smartphones da Motorola. Você não encontrará muito bloatware, se houver, no G73, o que é uma mudança refrescante em relação a outros smartphones econômicos. Existe um aplicativo Moto dedicado que você pode usar para personalizar ainda mais a interface do usuário e ajustar as configurações de navegação, como gestos.
Com apenas uma grade de alto-falante na parte inferior do aparelho, o som não é exatamente o ponto forte do G73. O som tem um certo nível de profundidade, mas muitas vezes soa muito suave e firme. Qualquer que seja o baixo desempenho que você espera ao assistir conteúdo ou ouvir música, ele começará a ser confundido por outros elementos do áudio.
Também existem recursos de som surround como Dolby Atmos, embora isso não seja surpreendente para um smartphone econômico. Como você pode esperar, você obtém um som significativamente melhor com fones de ouvido.
Em termos de conectividade, o G73 oferece tudo o que você esperaria de um smartphone econômico em 2023, incluindo 5G para conectividade móvel rápida em movimento, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.3 e NFC para pagamentos móveis.
Duração da bateria
O Moto G73 vem com a mesma bateria de 5.000 mAh encontrada na maioria dos smartphones atuais e, na minha experiência, não tem problemas para durar um dia inteiro sem carregador. No entanto, você ainda pode notar que os 5000mAh não duram tanto quanto outros smartphones com o mesmo tamanho de bateria.
Depois de assistir Netflix por uma hora, o G73 perdeu 17% de sua carga. Meia hora de jogo leve queimou razoáveis 11%, embora ainda seja uma quantia bastante alta para jogos casuais. Se você seguir nossas outras análises, notará que esses números são ligeiramente superiores à média e isso também reflete o uso médio.
Embora você não encontre nenhum tipo de carregamento rápido no Moto G73, ele ainda oferece carregamento rápido. Você pode desfrutar de velocidades de carregamento com fio de 30 W no G73, o que é bom para um celular nessa faixa de preço, mas não é o líder do setor.
Em testes, o G73 levou apenas 27 minutos para carregar de 0% a 50%, embora tenha demorado uma hora e vinte minutos para chegar a 100%. A capacidade de reabastecer o suco em pouco mais de uma hora é bastante impressionante para qualquer padrão, mas especialmente para um dispositivo abaixo de 300 libras. E se você precisar de uma carga rápida antes de pegar a estrada, o G73 também pode fazer isso – carregando até 27% em apenas quinze minutos.
Motorola Moto G73 5G — Conclusão
Nesta análise, continuo voltando a uma palavra que descreve o Moto G73 – confiável. O mais recente smartphone Android econômico da Motorola oferece um conjunto bastante decente de especificações, recursos e desempenho.
A câmera não é nada para escrever, mas servirá para fotos comuns em movimento. Você pode dizer o mesmo sobre a maioria dos outros recursos do G73, o que nos traz de volta à palavra “confiável”. Você sabe o que esperar e é exatamente isso que você recebe.
Quando tudo estiver dito e feito, você provavelmente não ficará desapontado com o Moto G73 como um smartphone econômico. É sólido, se não excessivamente emocionante, em todo o espectro.