Celular Motorola Moto G Stylus 2023: Tudo que você precisa saber!
O Moto G Stylus (2023) é um dos mais recentes celulares básicos para completar a família Moto G da Motorola. O Moto G Stylus sempre foi uma escolha popular para quem procura uma caneta embutida barata e, para o modelo 2023, a Motorola reduziu as especificações em muitas áreas para baixar ainda mais o preço.
Comparado ao modelo 2022, o Moto G Stylus (2023) é menor e mais leve, com tela de menor resolução, processador inferior, menos câmeras e menos memória e armazenamento interno. No entanto, esses cortes economizam US $ 100 no preço de tabela do Motorola Moto G Stylus (2022) e você obtém suporte para carregamento com fio um pouco mais rápido.
O Moto G Stylus 2023
O Motorola Moto G Stylus (2023) oferece uma configuração básica com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Enquanto o armazenamento interno é metade do modelo anterior, é possível expandi-lo para até 1 TB usando um cartão microSD, quase o dobro do Moto G Stylus (2022), que chegou a 512 GB. A Motorola ainda não confirmou oficialmente isso no momento da redação deste artigo, mas esperamos que uma versão 5G com especificações mais altas do Moto G Stylus esteja disponível este ano, como tivemos com o Moto G Stylus 5G (2022).
Nosso Motorola Moto G Stylus (2023) chegou com o Android 13 pronto para uso, com uma política de atualização prometendo uma atualização de versão completa e dois anos de patches de segurança. Isso significa que o dispositivo verá o Android 14, mas não será mais compatível. O Moto G Stylus (2023) vem em duas cores: azul e ouro rosa, e vem com um cabo USB-C, mas sem carregador de parede na caixa.
Embora a Motorola tenha obtido sucesso com a linha Stylus, oferecendo um dos poucos celulares acessíveis com uma caneta acoplável, há uma forte concorrência por celulares na faixa de preço de US$ 200. Por exemplo, o Samsung Galaxy A14 5G tem a mesma quantidade de memória e armazenamento e o mesmo tamanho de bateria e velocidade de carregamento, mas adiciona conectividade 5G, suporte a NFC e uma sólida política de atualização. Se você quiser ficar com a Motorola e abandonar a caneta para 5G, o Moto G 5G possui recursos comparáveis com um processador mais poderoso por apenas US $ 50 a mais.
Câmera Motorola Moto G Stylus
A Motorola não mudou muito com a câmera principal de 50MP na parte traseira, além de deixar a abertura um pouco mais larga em f/1.8 em relação ao anterior f/1.9 para deixar entrar um pouco mais de luz. Embora seja fácil mudar para fotografia de resolução total nas configurações da câmera. Achei as sugestões de não usar os 50 megapixels completos em certas condições de iluminação um pouco irritantes, especialmente em ambientes fechados, e não podem ser ignoradas se você quiser usar seu bom senso.
Ao fotografar com todos os 50 megapixels, a exposição para a configuração é mais natural. Como você pode ver nas fotos da marina abaixo, a placa da marina fica bem mais nítida quando fechada. Obviamente, o céu está muito superexposto nas imagens de origem para ficar completamente branco na versão de 12,5 MP. O modo 50MP Ultra-Res não demora muito para processar, mas nenhum dos modos produz nada além de “ok” em termos de resultados.
A câmera principal pode ampliar digitalmente até 8x, mas qualquer coisa acima de 4x tende a perder detalhes e ficar embaçada. Tudo isso é bastante padrão para um smartphone básico, pois eles sempre carecem de hardware de zoom dedicado. As fotos com pouca luz são bastante nítidas e cheias de cores, seja em ambientes internos ou externos, e esperamos que não sofram tanto com a queima excessiva. Se estiver muito escuro e você estiver usando o modo noturno, aguarde de um a dois segundos para que o celular comece a tirar a foto e mais três segundos para que ele realmente tire a foto. E se você não estiver segurando o smartphone com firmeza ou o assunto na foto estiver se movendo, prepare-se para muito desfoque.
Gravação de vídeo
A gravação de vídeo atinge o máximo de 1080p a 30fps nas câmeras frontal e traseira, o que é aproximadamente a média para um dispositivo nessa faixa de preço. É uma pena que você não possa assistir a vídeos em resolução total na tela de 720p do celular, mas eles ainda parecem muito bons. Ambas as câmeras são propensas à superexposição devido à abundância de luz solar, mas rastreiam movimentos rápidos e os microfones captam o som adequadamente.
Há também um novo modo Spot Color que permite escolher uma cor e, em seguida, a câmera tenta converter todo o resto para preto e branco. Digo tentativas porque, como vocês podem ver nas fotos abaixo, conseguiu tirar tudo que não era laranja ou vermelho, mas não manteve todo o laranja da pintura do leão ou da nossa bola de basquete do Google. Também deixou algumas manchas alaranjadas na tela sob a tinta.
A câmera macro de 2MP é uma história diferente da câmera principal. Com um sensor de resolução tão baixa, os detalhes não são nada surpreendentes, mesmo quando você está próximo ao objeto. As imagens são um pouco mais saturadas do que no atirador principal, com a flor parecendo mais amarela à primeira vista do que realmente é, e as imagens sendo bastante suaves nas bordas. Normalmente, a melhor distância focal com macro é em torno de 4 cm (ou a largura de dois dedos se você não tiver uma régua), mas ainda não parece muito bem aqui. No final, provavelmente é mais fácil usar o atirador principal para ampliar.
Na câmera selfie, todos os filtros de beleza estão ativados por padrão, o que ainda é um exagero, mas não tão agressivo quanto antes. As cores são vibrantes em todos os modos, mas, surpreendentemente, descobri que o modo retrato fornece as imagens mais nítidas com boa iluminação. Não havia muita diferença entre fotografar no modo normal ou Pro, com ambos parecendo um pouco desbotados. O modo retrato parecia fazer um trabalho melhor em limitar os detalhes do meu rosto sem me deixar muito pálido ou desgrenhado, embora o fundo às vezes fosse superexposto.