Celular

Celular Xiaomi Redmi Note 12: Review Completo

O Celular Note 12 4G é um novo celular básico da Xiaomi. Possui uma excelente tela AMOLED e 128 GB de armazenamento para armazenar todas as suas fotos.

Aqui na DinheiroBR, gostamos de testar celulares e descobrir quais modelos realmente valem a pena comprar: o Note 12 tem bom custo-benefício?

Xiaomi Redmi Note 12

Xiaomi Redmi Note 12 – Design

A diferença mais óbvia no Note 12 5G é o seu design. Em vez das costas de vidro do 12 Pro e Pro +, você terá que se contentar com plástico aqui.

É uma pena ver a construção premium sacrificada, embora não seja inesperado em um celular nessa faixa de preço. O design foi um dos principais pontos de venda dos celulares Redmi Note 12 mais caros, mas esse não é o caso aqui.

Isso não é um problema, embora signifique que o Note 12 5G pareça um smartphone barato em uso. Você saberá que este é um dispositivo econômico assim que o pegar.

No entanto, direi que a Xiaomi provou que o dispositivo parece mais caro do que é. O revestimento fosco evita sujeira perceptível e manchas de impressões digitais, mas ainda permite que a parte de trás brilhe de forma atraente quando a luz o atinge.

Isso é particularmente perceptível no modelo Forest Green que testei, que muda entre tons de turquesa e verde escuro quando o ângulo é alterado. Parece ótimo ao vivo e ajuda o celular a se destacar da multidão. Mas para algo menos marcante, também estão disponíveis os modelos Onyx Grey e Ice Blue.

O acabamento é visível através do módulo de câmera de vidro transparente, que se projeta ligeiramente na parte de trás do celular. Isso ajuda o Note 12 5G a se manter confortavelmente, o que significa que você não precisa necessariamente de um estojo. Há silicone transparente no case, mas não é particularmente atraente ou protetor.

Você saberá que este é um dispositivo econômico assim que o pegar.

O caso também pode afetar o sensor de impressão digital, que está embutido no botão liga / desliga. Eu experimentei muito mais tentativas fracassadas e prensas de bolso acidentais com o incluído aplicado. Quase foi removido sem um e desbloqueia rapidamente.

Optar pelo vidro pode comprometer o design, mas beneficiará a durabilidade. Você não precisa se preocupar com a quebra da parte de trás do smartphone, e aposto que ele suportaria a maioria das quedas de 1 a 2 metros. O dispositivo não parece nada frágil.

Só não coloque na água. O grau de proteção IP53 significa que ele pode repelir poeira e respingos de água, mas não submergir por muito tempo. Tenha muito cuidado se quiser usá-lo na banheira ou na piscina.

Os hápticos também merecem destaque. Comentários sutis e curtos podem indicar quando você está desbloqueando o celular, recebendo mensagens ou até mesmo navegando pelos aplicativos. Mas o mecanismo de vibração do Note 12 5G não é o mais convincente e não há como ajustar sua intensidade.

Com 189g, o dispositivo é na verdade um pouco mais pesado que o Note 12 Pro todo em vidro. Mas ainda é leve para os padrões dos smartphones modernos.

Ainda há um conector de áudio de 3,5 mm. Você pode já ter mudado para fones de ouvido e alto-falantes Bluetooth, mas é muito bom ter essa opção com fio.

Tela e alto-falantes

A menos que você realmente queira uma tela curva, não há compromissos reais quando se trata da tela do Note 12 5G. O painel de 6,67 polegadas aqui é OLED e tem resolução de 1080×2400 – exatamente a mesma dos celulares Redmi Note 12 mais caros.

Alguns celulares premium têm telas de 1440p, mas isso não é necessário para um dispositivo desse tamanho. Tudo parece brilhante e nítido, com o OLED ajudando a fornecer pretos profundos e ótimo contraste. As cores são ricas e vibrantes, tornando-o perfeito para tarefas como navegar na web, assistir a vídeos ou navegar nas redes sociais.

Este último é especialmente bom em combinação com a taxa de atualização de 120 Hz, o que torna a navegação no smartphone muito suave e responsiva. A maioria dos celulares principais não vai além disso, então é ótimo vê-lo em um dispositivo tão acessível.

Um recurso premium que você não encontrará aqui é a taxa de atualização dinâmica. Isso depende da tecnologia LTPO, que esta tela não possui, então você tem que escolher entre uma frequência fixa de 60 Hz ou 120 Hz. A menos que você realmente precise economizar bateria, recomendo a configuração mais alta.

A tela do Note 12 5G também carece de HDR10+ e Dolby Vision, mas não percebi isso. A tela é excelente e uma das melhores que você pode encontrar em um celular por esse preço.

A visibilidade ao ar livre também é muito boa. A tela se ilumina de forma impressionante e há até um “Modo de luz solar” dedicado que ajuda a aumentar ainda mais o brilho da tela quando o sensor detecta a luz solar.

A tela é excelente e uma das melhores que você pode encontrar em um celular por esse preço.

A tela está alojada em vários engastes finos, com aproximadamente 86% do engaste frontal ocupado pela tela. Mas ainda há um queixo desconfortavelmente grande e não serve a nenhum propósito específico.

Infelizmente, a experiência sonora não é tão impressionante. Há apenas um alto-falante voltado para baixo e é fácil bloqueá-lo com os dedos no modo paisagem.

É decentemente alto, mas carece de graves e sons desbotados em geral. Ouvir aleatoriamente é bom, mas nada mais.

Especificações e desempenho

Muitos celulares Redmi usam chips MediaTek, mas aqui a Xiaomi optou pela Qualcomm. O Note 12 5G é alimentado pelo Snapdragon 4 Gen 1, um chipset 2022 projetado especificamente para smartphones de gama média. Como o nome sugere, o celular possui 5G integrado.

Porém, não espere desempenho máximo, especialmente com apenas 4 GB de RAM no modelo exclusivo do Reino Unido e da Europa. É bom para a maioria das situações cotidianas, mas não consegue lidar com aplicativos exigentes, como software de edição de vídeo e jogos avançados.

Estou usando o Note 12 5G como meu celular principal há algumas semanas e a experiência tem sido… boa. Navegar na web (com muitas guias abertas), aplicativos de mensagens, vídeos do YouTube e fotografia estão ao seu alcance, mas às vezes parece lento.

Também há muita gagueira e gagueira ao mover-se entre os aplicativos, algo com o qual mais RAM ajudaria. É provável que piore com o tempo, então você tem que ser paciente.

Mas o desempenho não é nada terrível. Está de acordo com o que você esperaria de um celular com esse preço, embora não possa competir com os melhores smartphones de gama média.

O Note 12 5G suporta expansão microSD de até 1 TB. É uma compra adicional, mas eles são relativamente baratos.

Além do 5G, o celular também possui Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.1. Nem os padrões mais novos, embora as conexões em ambos fossem confiáveis ​​durante meus testes.

Câmera

Como muitos celulares hoje, o Note 12 5G possui câmeras traseiras triplas. Mas na maioria das vezes você vai querer fotografar com a lente principal de 48MP, f/1.8. É uma qualidade muito melhor do que a ultralarga de 8Mp e a macro de 2Mp e é capaz de produzir resultados verdadeiramente impressionantes.

O smartphone é particularmente adequado para arquitetura, onde geralmente pode manter o assunto em foco sem superexpor o fundo. Em um dia nublado, consegui tirar algumas fotos melancólicas que realmente capturaram a atmosfera da cena.

As cores são geralmente realistas nesses exemplos, mas isso mudou quando o sol apareceu. Nessas condições mais brilhantes, o processamento agressivo adicionou muito mais contraste e saturação do que realmente estava presente. As fotos artificiais resultantes são um pouco mais agradáveis ​​de se ver, mas altamente irrealistas.

A lente principal faz um trabalho decente com fotos de paisagens, lidando bem com sombras e detalhes de primeiro plano. A faixa dinâmica não é ótima, o que é muito aparente quando você começa a aumentar o zoom.

Sem uma teleobjetiva, este zoom é totalmente digital. Vai até 10x, mas qualquer coisa acima de 5x é muito granulada e praticamente inutilizável.

No outro extremo da escala está uma lente ultra larga de 8Mp que oferece um campo de visão de 118 graus. É ótimo ter essa flexibilidade extra, mas a queda na qualidade é significativa. Detalhes, precisão de cores e exposição ficam comprometidos, pois preferi ficar para trás e usar a câmera principal.

No entanto, é uma história diferente com a lente macro de 2Mp. Close-ups, especialmente flores e plantas, mantêm o assunto em detalhes e adicionam um atraente desfoque de fundo.

É possível obter ótimas fotos, mas apenas se você estiver disposto a ser paciente e experimentar enquadramentos e ângulos.

Eu esperava uma história semelhante com o modo retrato, que depende de software sem um sensor de profundidade dedicado. Mas a detecção de borda é um grande problema, por isso é preciso muita tentativa e erro para obter um bom resultado.

Isso reflete a experiência geral da câmera traseira. É possível obter ótimas fotos, mas apenas se você estiver disposto a ser paciente e experimentar enquadramentos e ângulos.

A câmera frontal de 13Mp é surpreendentemente excelente. Ele cria selfies vivas e detalhadas, evitando a tendência comum de explodir o céu de fundo. Existe até um modo retrato, que sem dúvida faz um trabalho melhor do que a lente traseira principal.

Como você pode ver na galeria abaixo, as câmeras são um pouco confusas:

O Note 12 5G é limitado a vídeo 1080p a 30fps, mas isso será bom para a maioria. A filmagem parece decente, mas sem estabilização ótica de imagem (OIS) significa que as fotos são instáveis ​​e muitas vezes inutilizáveis ​​com qualquer movimento significativo.

Bateria

O Note 12 5G está equipado com uma muito respeitável bateria de 5000mAh. Isso está de acordo com muitos smartphones atualmente, embora a duração da bateria esteja decididamente acima da média.

Mesmo com a tela configurada para 120Hz, alto brilho e localização habilitada, sempre terminava o dia com carga. Você pode usar este celular com confiança o dia todo sem se preocupar onde encontrar a tomada mais próxima.

Você pode usar este celular com confiança o dia todo sem se preocupar onde encontrar a tomada mais próxima.

Em dias mais leves em casa, consegui alongar por mais de 48 horas entre as cargas. Isso é impressionante.

O teste de bateria do PCMark não reflete totalmente isso, embora o tempo de 10 horas e 25 minutos seja muito respeitável. Ele simula tarefas do mundo real em 200 nits bastante típicos, mas o tempo real da tela é cerca de metade disso.

Quando você começa a carregar, a Xiaomi inclui um adaptador de 33W na embalagem. É muito mais lento que o Note 12 Pro (67W) e 12 Pro+ (120W), mas ainda não é ruim.

De morto registrei 30% de carga em 15 minutos e 54% após meia hora. Uma carga completa leva cerca de 70 minutos. Não há carregamento sem fio, mas isso é facilmente desculpado por esse preço.

Atualizações de software

O Note 12 5G usa a capa MIUI 14 da Xiaomi, mas, frustrantemente, é construído com o Android 12. Isso significa que estará dois anos desatualizado em breve e não há como dizer quando o Android 13 chegará.

Mas mesmo que isso aconteça, a experiência com o software não mudará fundamentalmente. O MIUI tem uma aparência muito diferente do Android padrão e certamente é um gosto adquirido.

Todos os aplicativos do Google ainda estão aqui, mas a Xiaomi adicionou muitos deles. Galeria de imagens da empresa, gerenciador de arquivos, calculadora, despertador e muito mais, alguns dos quais não podem ser desinstalados. Este bloatware é uma das coisas mais irritantes do MIUI.

Depois disso, na pasta “More Apps”, você encontrará uma seleção aparentemente aleatória de apps que a Xiaomi decidiu usar. Juntamente com uma pasta ‘Jogos’ separada (contendo jogos básicos, a maioria dos quais eu nunca ouvi falar), o MIUI tem muita confusão, o que significa que pode parecer opressor rapidamente.

Na maioria dos casos, pode ser simplificado para os aplicativos que você realmente deseja, mas existem alguns elementos de design que não podem ser alterados. Suas notificações e configurações rápidas são divididas – o que aparece depende de onde você desliza na parte superior da tela.

O aplicativo Configurações também foi redesenhado, enquanto os ícones e widgets brilhantes do aplicativo levam algum tempo para se acostumar. Definitivamente, não é um smartphone onde você pode concluir a configuração básica e estar pronto para usar.

A Xiaomi se compromete a três anos de atualizações de versão do Android e quatro anos de atualizações de segurança na maioria dos celulares. Embora isso não tenha sido confirmado para o Note 12 5G, é provável que seja o mesmo. Mas isso significa que será limitado ao Android 15, na melhor das hipóteses, junto com patches de segurança, até 2027, se essa promessa for verdadeira.

Xiaomi Redmi Note 12 – Conclusão

É fácil esquecer o modelo 5G regular da série Redmi Note 12, mas o celular tem muito a oferecer.

Manter uma tela OLED de 120 Hz a esse preço mais acessível é muito impressionante, especialmente quando combinado com uma bateria de ótima duração e uma câmera selfie sólida.

O desempenho não é dos melhores, mas o Note 12 5G ainda dá conta de todos os aplicativos e situações multitarefa mais comuns. No entanto, as câmeras traseiras não são as melhores e a construção de plástico parece barata.

No final das contas, a compra deste smartphone provavelmente dependerá de você aguentar o Android da Xiaomi. Seria o suficiente para me convencer a procurar em outro lugar, mas você pode não sentir o mesmo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo