Celular

Celular Google Pixel 7a – Vale a pena comprar?

O Google Pixel 6a foi um dos meus celulares favoritos no ano passado, oferecendo uma combinação fantástica de desempenho e preço. O Pixel 7a teve sucesso como uma sequência.

Primeiro, deixe-me esclarecer: o Pixel 7a, o celular econômico do Google para 2023, não é inovador.

Não há nada aqui que supere o que veio antes, mas o Google pegou o que tornou o Pixel 6a tão bom e adicionou algumas adições bem-vindas que o tornam uma atualização confortável em quase todos os aspectos.

Enquanto alguns smartphones econômicos tentam se concentrar em um ponto-chave de venda, como carregamento super-rápido, o Pixel 7a é mais amplo e essa é uma jogada inteligente.

Celular Google Pixel 7a

Tela e design – Google Pixel 7a

Quando tirei o Pixel 7a da caixa pela primeira vez, fiquei um pouco desapontado. Eu esperava que fosse parecido com o Pixel 7, mas não esperava que fosse uma cópia exata. Se você colocar os dois celulares lado a lado, há muito pouco para diferenciá-los.

Há a mesma tela plana, a mesma parte traseira levemente curvada e o mesmo visor cobrindo os sensores da câmera, que rapidamente se torna uma prateleira de poeira irritante.

O Pixel 7a é um pouco menor no geral graças a uma tela mais curta de 6,1 polegadas e é um pouco mais leve. É um dos celulares menores do mercado, embora eu realmente não o chame de compacto. Cabe perfeitamente no bolso da calça jeans ou em uma bolsa pequena e é confortável de usar com uma mão.

A parte traseira é feita de um plástico agradável, enquanto as laterais de metal adicionam um toque de classe e robustez extra. O Google disse que este é o dispositivo da série A mais durável até o momento, e a caixa de alumínio é feita de 100% de conteúdo reciclado – cerca de 11% do próprio smartphone.

O Google enviou a versão Charcoal para revisão, cinza em vez de preta. Não é o meu tom favorito, devo admitir, e o tom mais escuro torna a parte de trás do celular um imã de impressão digital após apenas alguns minutos de uso. As versões mais claras e vibrantes do Coral e do Mar possuem cores bem mais divertidas.

O 7a tem uma classificação IP67, ligeiramente inferior à classificação IP68 do Pixel 7, mas continua sendo uma adição muito bem-vinda a esse preço.

Uma das maiores melhorias do Pixel 7a está na tela. Como o Pixel 7, o 7a agora suporta uma taxa de atualização de até 90 Hz, uma melhoria significativa em relação à tela de 60 Hz do 6a. O zip extra na rolagem é perceptível quando dois celulares estão próximos um do outro e, em geral, torna a movimentação pela interface do usuário mais agradável.

A opção Smooth Display também alternará entre 60 Hz e 90 Hz, caindo para uma opção mais lenta para economizar bateria ao assistir a um vídeo, por exemplo.

Ele também continua sendo um painel OLED de 1080p com pretos profundos e muitos detalhes, considerando que resta apenas uma lacuna de 6,1 polegadas para preencher. É uma boa tela pelo preço. Mergulhe em aplicativos de streaming como o Netflix e o conteúdo compatível será reproduzido em HDR (embora não haja Dolby Vision), dando um impulso extra às cores.

Há também um sensor de impressão digital na tela para desbloquear o smartphone. O Google tem um histórico muito ruim de acertar esses sensores – foi particularmente ruim com a série Pixel 6 – e não é bom aqui.

Cerca de uma em cada 10 tentativas de desbloquear o celular falhará e o sensor parece exigir uma pressão muito específica em um determinado local. Todo o sensor é um pouco pequeno. Há também o Face Unlock e, embora não seja tão seguro (nem pode ser usado para autorizações seguras de aplicativos), é muito mais rápido e confiável.

Desempenho

O Pixel 7a é alimentado pelo mesmo chipset Tensor G2 encontrado no Pixel 7 Pro e Pixel Fold.

Este chip não pode competir com o Qualcomm ou o melhor da Apple, e provavelmente existem smartphones muito mais rápidos nessa faixa de preço – mas a abordagem do Google sempre favoreceu avanços além da velocidade. líquido. O Tensor garante que o processamento da câmera seja rápido e que todas as funções de IA incorporadas ao software sejam executadas com o mínimo de confusão.

No entanto, ainda é um pedaço de silício rápido que reproduz Call of Duty Mobile com poucos soluços e lida com tarefas diárias com facilidade. Há também 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento – uma dupla bastante padrão para um dispositivo Pixel.

Há suporte para 5G (sub6 e mmWave dependendo da sua localização) e WiFi 6E se você tiver um roteador adequado.

Um dos maiores motivos para optar pelo 7a em vez de um celular com preço semelhante que pode carregar mais rápido ou ter melhor desempenho em benchmarks é a experiência do software do Google. As atualizações de software não são apenas abundantes e rápidas, mas o Google também incorporou várias habilidades de IA imensamente úteis no software.

Por exemplo, o aplicativo Recorder é o melhor do mercado para transcrição, enquanto a velocidade com que os serviços do Live Translate traduzem é fantástica e muito útil. Vários recursos do Call Assist também são introduzidos com o Pixel 7, incluindo vozes de chamadas aprimoradas e maneiras fáceis de ignorar as opções do menu celular.

Câmera

O maior motivo para optar pelo Pixel 7a é a câmera, pois não acho que haja algo tão capaz no mercado pelo preço. De dia ou de noite, a câmera principal é confiável aqui e não requer cutucadas intermináveis ​​para obter sempre boas fotos.

O Google atualizou a câmera principal em comparação com o 6a com um novo sensor de 64MP fazendo a maior parte do trabalho pesado. Há também uma visão noturna mais rápida (que é um modo de fotografia com pouca luz que combina múltiplas exposições para aumentar a iluminação) graças à velocidade extra do Tensor G2 e à nova lente ultra larga de 13MP.

Não há câmera com zoom dedicada, mas descobri que o zoom de super-resolução influenciado pela IA oferece melhores resultados do que eu esperaria de um zoom digital. Além do zoom padrão do iPhone 14, o Pixel 7a pode reter mais detalhes em 2x.

É difícil não ficar impressionado com as imagens que tirei com o Pixel 7a, desde detalhes preservados em pelo de cachorro e comida até cores naturais e fotos noturnas sem ruído. O Google continua a usar processamento de alto contraste com forte foco em realçar cores e aprofundar sombras. As cores se destacam, mas não com a mesma explosão de saturação do Samsung Galaxy S23, sendo mais realistas e menos berrantes.

Essa capacidade de produzir cores continua ao fotografar retratos, com o Pixel 7a fazendo um trabalho fantástico ao produzir tons de pele variados e precisos. Ao fotografar durante o dia, pode ser difícil perceber a diferença entre os resultados do Pixel 7 Pro e do Pixel 7a.

O Google fez um ótimo trabalho ao garantir que as cores das duas câmeras traseiras correspondam, para que você possa alternar entre elas e obter uma imagem muito semelhante. Não há aumento dramático na saturação ou contraste ao alternar entre amplo e ultra amplo, um problema que encontrei com muitos celulares nessa faixa de preço.

O Night Sight é definitivamente mais rápido e confiável do que o Pixel 6a, geralmente capturando uma imagem nítida e realista em segundos. Em alguns casos, achei o desempenho noturno melhor, mais rápido e mais confiável do que o iPhone 14 Pro Max.

O desempenho do vídeo também é forte, capturando vídeo estável em várias resoluções e taxas de quadros (até 4K 60 fps). Existem também perfis de cores de bom gosto na foto. Também sou fã da câmera frontal de 13 MP, que continua a capacidade da câmera traseira de capturar tons de pele bonitos e precisos.

Duração da bateria

Uma área em que o Pixel 7a parece um pouco antiquado é a velocidade de carregamento e o desempenho geral da bateria.

Embora eu esteja feliz em ver a adição do carregamento Qi – um recurso que destacou o Google Nexus 4 em 2012 – as velocidades de carregamento com e sem fio são lentas. Quando um celular como o Realme GT3 pode carregar 100% em menos de 10 minutos, os alegados 110 minutos são uma pena.

Também não ajuda o fato de ocasionalmente precisar carregar o Pixel 7a ao meio-dia durante o período de revisão – situações em que velocidades de carregamento mais rápidas são particularmente dignas de nota.

Na maioria das vezes, eu estava confiante de que meu Pixel 7a duraria o dia todo quando o conectasse, geralmente atingindo 5-10%. No entanto, em alguns dos dias mais movimentados em que meu tempo de tela era superior a cinco horas, tive que ligar o celular à noite para garantir que não ficaria com um dispositivo completamente esgotado no final da noite.

Esse tipo de durabilidade é esperado de um celular menor e, como resultado, um smartphone com uma bateria menor. Mas seria difícil recomendá-lo a alguém que usa constantemente o celular com a tela ligada o dia todo.

Em testes mais sintéticos, o celular se sai relativamente bem. Uma hora de streaming da Netflix consumiu 6%, o que é melhor do que eu esperava, enquanto deixar o smartphone desconectado por 8 horas com a tela desligada teve uma queda de apenas 3%.

Google Pixel 7a – Conclusão

O carregamento sem fio, uma câmera melhor, um chipset mais capaz e uma tela mais rápida tornam o Pixel 7a um dos melhores celulares intermediários do mercado.

Você pode encontrar celulares com preços semelhantes com telas melhores ou chips mais rápidos – mas nenhum deles tem a experiência perfeita como este.

Do software repleto de itens inovadores do Google que são difíceis de superar, à confiabilidade da câmera em uma variedade de condições, a extras úteis como classificação de IP e carregamento Qi, este é um smartphone que é mais do que apenas as especificações na página. Confira também esse artigo sobre o Motorola Moto G73 5G.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo