Celular

Celular Asus ROG Phone 6D Ultimate – Confira nossa Análise

O Asus ROG Phone 6D Ultimate foi classificado anteriormente como o melhor celular para jogos que analisamos. Desde então, caiu nas paradas após o lançamento do mais recente ROG Phone 7 Ultimate.

Isso é problemático para o ROG Phone 6D, pois ainda não recebeu (pelo menos no momento em que escrevo) um corte de preço, apesar de custar o mesmo que o mais poderoso ROG Phone 7 Ultimate. Como resultado, é impossível recomendar o Ultimate 6D até que o preço caia ou se torne disponível em segunda mão a um preço mais acessível.

Mas se tirarmos o preço da equação, o Asus ROG Phone 6D Ultimate ainda é um impressionante celular para jogos. Ele tem uma tela elegante, bateria de longa duração e ótimo desempenho, mesmo que não seja tão moderno quanto quando foi lançado em 2022.

Asus ROG Phone 6D Ultimate

Tele e design – Asus ROG Phone 6D Ultimate

A Asus não mudou sua linguagem de design para o ROG Phone 6D Ultimate. É outro dispositivo grande, pesado e decididamente focado em jogos.

O celular tem 10,4 mm de espessura e pesa 239 g, tem quase o mesmo peso do iPhone 14 Pro Max e ainda mais pesado que o Samsung Galaxy S23 Ultra. Estou usando o ROG Phone 6D Ultimate como meu telefone principal há cerca de uma semana e achei seu peso perceptível.

A parte de trás do smartphone é distintamente ROG-ish, com um acabamento cinza espacial que é um pouco mais suave do que o branco brilhante do 6 Pro. Não que seja sutil – você ainda obtém uma pitada de destaques em azul claro, decalques de ficção científica quadrados e pedaços de texto espalhados.

A certificação IPX4 está de volta, o que significa que a Asus não perdeu a oportunidade de tornar seu principal celular para jogos mais resistente a poeira ou água.

Depois, há a tela traseira de 2 polegadas conhecida como ROG Vision. Essa tela exibe gráficos personalizados para chamadas recebidas, enquanto carrega ou joga e muito mais. É basicamente desnecessário, mas qualquer pessoa totalmente investida na estética chamativa do jogo sem dúvida achará legal.

Em frente a esta tela no painel traseiro está o novo Portal AeroActive. Essa misteriosa porta de plástico cinza se abre mecanicamente quando você conecta o AeroActive Cooler 6 incluído, expondo as entranhas quentes do celular a um fluxo de ar ainda maior do que o 6 Pro. Como o último nunca teve problemas para manter o desempenho de longo prazo com seu próprio ventilador conectado, é uma boa adição (sem trocadilhos), mas não essencial.

O ROG Vision e o AeroActive Portal não estão disponíveis no mais recente ROG Phone 7, dando ao 6D Ultimate uma ligeira vantagem, apesar de ter sido lançado um ano antes. Mas o ROG Phone 7 Ultimate usa ROG Vision e AeroActive Portal, tornando o modelo mais novo uma alternativa mais atraente.

O ventilador em si funciona em dobro (triplo se você contar o suporte incluído). Além de permitir que o ROG Phone 6D Ultimate funcione em altas frequências para sessões de jogo mais longas, também inclui quatro botões físicos no ombro. Isso, junto com os Air Triggers capacitivos integrados do celular, oferece uma impressionante variedade de controles que podem ser mapeados para os principais controles. Se você está procurando uma vantagem competitiva em atiradores como Call of Duty Mobile, Apex Legends ou PUBG Mobile sem ter que conectar um controlador Bluetooth completo, é isso.

Outro recurso de jogo é o fornecimento de duas portas USB-C: uma na borda inferior, desajeitadamente posicionada de um lado, e outra na borda esquerda para conectar o ventilador mencionado. O carregamento ao jogar na paisagem também é muito mais agradável.

A Asus manteve sabiamente a tela dos outros smartphone da série ROG Phone 6. É a mesma tela grande FHD + AMOLED de 6,78 polegadas com uma taxa de atualização máxima extremamente rápida de 165 Hz. É tão responsivo quanto os monitores, especialmente com uma taxa de amostragem de 720 Hz que garante que suas entradas de toque sejam gravadas instantaneamente.

Outro fator importante para jogos é que não há entalhes de tela irritantes para atrapalhar. A câmera frontal está encaixada na frente maior do que a média do telefone e fornece uma reprodução de mídia ininterrupta e feliz.

Câmera

Eu quase poderia recortar e colar a seção Câmera da análise do Asus ROG Phone 6 Pro aqui porque é exatamente a mesma configuração. Você está olhando para uma câmera principal de 50 megapixels, uma ultra larga de 13 megapixels e uma macro de 5 megapixels – como antes. No entanto, a mudança da Asus para um novo chip significa um novo processamento de imagem, então vale a pena testá-lo em seus próprios termos.

A principal novidade aqui continua sendo o sensor grande angular de 50 megapixels, graças ao qual o Sony IMX766 é colocado em operação novamente. É um sensor de imagem confiável que recentemente chegou ao Oppo Find X3 Pro, OnePlus Nord 2T e Asus Zenfone 9.

No que diz respeito aos celulares para jogos, esta é uma boa provisão. Fiquei feliz com a maioria das fotos que tirei com o sensor principal do ROG Phone 6D Ultimate durante meus testes, independentemente das condições de iluminação. As fotos externas foram nítidas e bem expostas, enquanto as fotos internas capturaram uma quantidade decente de detalhes sem se tornar uma bagunça embaçada, e o modo noturno manteve as coisas brilhantes sem excesso de brilho.

O celular ultra amplo de 13 megapixels é um assunto completamente diferente, experimentando o tipo de queda em detalhes, exposição e vibração que você esperaria de um smartphone sem jogos de gama média vendido por menos da metade do preço. E quanto menos falarmos sobre a câmera macro de 5 megapixels, melhor.

Ainda assim, as fotos com zoom de pelo menos 2x são utilizáveis. Você pode agradecer ao sensor principal decente por isso, que permite cortar sem perder completamente todos os detalhes.

Também não tenho problemas com a câmera frontal do ROG Phone 6D Ultimate. Ele captura fotos razoavelmente detalhadas e bem expostas, embora os tons de pele pareçam um pouco vermelhos.

Desempenho

A maior mudança no Asus ROG Phone 6 Pro aqui diz respeito ao desempenho. No entanto, o desempenho foi a única área absolutamente indiscutível no 6 Pro.

Para o ROG Phone 6D Ultimate, a Asus substituiu o chip principal Snapdragon 8+ Gen 1 por um MediaTek Dimensity 9000+. Os chips MediaTek geralmente são mais baratos do que os equivalentes da Qualcomm, o que devo assumir é o principal fator por trás do lançamento deste celular.

Este é outro chip de 4 nm de última geração e produz um nível de desempenho semelhante. Na verdade, a pontuação média do Geekbench 5 de 1382 single-core e 4635 multi-core supera a pontuação do 6 Pro, indicando que o processador MediaTek é pelo menos um pouco mais rápido.

Na frente da GPU, meus testes parecem indicar uma mudança na direção oposta. Enquanto o 6D Ultimate dominou os principais testes 3D Mark – assim como o 6 Pro – ele marcou apenas 2663 no exigente teste Wild Life Extreme. São 146 pontos a menos que o 6 Pro.

Estamos falando de margens muito pequenas aqui. Todos esses resultados são extremamente impressionantes e comparáveis ​​a qualquer smartphone Android sem jogos.

Mais importante, o ROG Phone 6D Ultimate, como o 6 Pro, é capaz de manter seu alto desempenho por mais tempo do que outros telefones, especialmente quando você conecta um ventilador. Executando o teste de estresse extremo 3D Mark Wild Life, que executa o já mencionado benchmark pesado de GPU várias vezes a cada 20 minutos, o 6D Ultimate manteve um grau quase perfeito de consistência dos loops 1 a 20.

Claro, o 6 Pro manteve um desempenho consistente semelhante a longo prazo, então você dificilmente pode chamar isso de melhoria.

Existe apenas uma iteração do Asus ROG Phone 6D Ultimate e vem com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. São 2 GB a menos de RAM que o 6 Pro, mas me recuso a deixar qualquer um dizer que notou uma diferença na prática.

O problema é que os modelos mais recentes do ROG Phone 7 e ROG Phone 7 Ultimate incluem um chip ainda mais poderoso no Snapdragon 8 Gen 2. Nossos benchmarks mostram que o novo chip oferece um aumento significativo de desempenho, tanto para a CPU quanto para a GPU.

O teste GFXBench sugere que os modelos ROG Phone 7 poderiam se beneficiar de um aumento no desempenho de jogos de até 30 quadros por segundo, atingindo impressionantes 106 quadros por segundo na simulação Car Chase. Portanto, embora o ROG Phone 6D Ultimate seja certamente um smartohone Android muito poderoso, agora você pode encontrar celulares para jogos ainda mais rápidos se quiser desempenho máximo.

Duração da bateria

A Asus equipou o ROG Phone 6D Ultimate com uma enorme bateria dividida de 6000mAh, a mesma do ROG Phone 6 Pro. Ao dividi-lo em duas células, a Asus distribui o peso considerável do celular, tornando-o um pouco mais confortável de segurar por longos períodos de tempo. Também ajuda a controlar o acúmulo de calor.

Meia hora de jogo no 6D Ultimate consumiu 8% de uma carga completa, enquanto uma hora de streaming de vídeo Netflix consumiu 7%. Isso é 1-2% a mais que o 6 Pro, mas ainda não é ruim. Uma hora de streaming de música rendeu 2%.

Você obtém um carregador rápido de 65W como padrão na caixa, assim como o 6 Pro. Isso é suficiente para atingir 46% em 15 minutos e 85% em 30 minutos. A Asus afirma que você pode atingir 100% em 42 minutos, o que corresponde à minha experiência. Este não é o mais rápido no mercado de celulares principais, mas é rápido o suficiente no contexto de smartphones para jogos com baterias extragrandes.

A Asus também vai além quando se trata de cuidados com a bateria, o que é uma boa notícia, considerando o quanto a bateria média de um telefone para jogos tende a aguentar. Mergulhe no menu de configurações da bateria e você encontrará a opção de ativar o Steady Charging, que basicamente desacelera o carregamento rápido para proteger a bateria.

Você também pode definir um limite de carga mais baixo para 80% ou 90%, para que nunca seja totalmente carregado. É uma maneira bem-vinda de prolongar a vida natural de sua bateria.

Os celulares para jogos não tendem a se preocupar com o carregamento sem fio, com recursos normalmente (e com razão) gastos em outro lugar. O Asus ROG Phone 6D Ultimate não mexe com esse precedente.

Asus ROG Phone 6D Ultimate – Conclusão

O Asus ROG Phone 6D Ultimate é outro celualr dedicado sem remorso com foco a laser no desempenho dos jogos. Como o Asus ROG Phone 6 Pro, ele se destaca em todos os aspectos importantes, com uma tela grande e responsiva, desempenho de alto nível e bateria de longa duração.

A ventoinha de resfriamento integrada da Asus aumenta ainda mais o fator de desempenho e adiciona controles físicos úteis para jogos. A câmera não é das melhores, o que é normal para para jogos, mas mesmo aqui a Asus conseguiu espremer um sensor principal perfeitamente decente.

O problema com o 6D Ultimate é que quase tudo o que acabei de dizer sobre o celular também se aplica ao 6 Pro. As únicas diferenças são uma nova porta de resfriamento acessada por uma ventoinha, bastante redundante do ponto de vista prático, e um novo processador que funciona igual ao 6 Pro no geral.

Também é muito mais difícil justificar a compra do ROG Phone 6D Ultimate após o lançamento do mais novo ROG Phone 7 Ultimate, que apresenta desempenho mais rápido. No entanto, espero que o 6D Ultimate tenha uma queda de preço significativa, o que deve torná-lo uma opção para jogos muito mais atraente.Veja esse outro artigo sobre o celular Motorola Moto G73 5G.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo