Celular

Asus ROG Phone 7 Ultimate: Veja nosso Review

A Asus espera posicionar o ROG Phone 7 Ultimate como o melhor celular para jogos do mercado, com o chip mais rápido possível e uma série de recursos para satisfazer até os jogadores mais obsessivos.

O Asus ROG Phone 7 Ultimate difere do ROG Phone 7 padrão com um painel na tela de notificação traseira e resfriamento aprimorado.

Caso contrário, as especificações e recursos são os mesmos (até mesmo o chip Snapdragon 8 Gen 2), então você terá que decidir se esses recursos extras justificam o custo inflado. Passei algumas semanas com o Asus ROG Phone Ultimate 7, então aqui estão meus pensamentos.

Asus ROG Phone 7 Ultimate

Design – Asus ROG Phone 7 Ultimate

O Asus ROG Phone 7 Ultimate é um celular gigante, com a Asus optando por uma enorme tela AMOLED de 6,78 polegadas para maximizar sua experiência de jogo. E enquanto o Samsung Galaxy S23 Ultra tem uma tela um pouco maior, o ROG Phone 7 Ultimate ainda é visivelmente mais alto graças aos engastes na parte superior e inferior – a Asus não quer que uma câmera furada atrapalhe seus jogos .

Como alguém com mãos pequenas, às vezes tive problemas para digitar mensagens com uma mão, mas ainda assim ela caiu facilmente no meu bolso, apesar de ser um dos smartphone mais grossos (1,4 mm) que usei em anos.

Achei a aparência do telefone mais problemática, já que a estética de ficção científica e os logotipos estampados enfatizam a herança de jogos do celular, tornando-o um pouco estranho de usar em público. Você só tem a opção de um fundo Storm White colorido com o Ultimate, o que é uma pena porque o ROG Phone 7 padrão também está disponível em Phantom Black, que acho mais bonito e menos imponente.

O ROG Phone 7 Ultimate ainda possui um painel de exibição na parte traseira chamado ROG Vision, que pode ser configurado para exibir várias animações na inicialização. Há o logotipo ROG padrão quando o celular acorda, status de carregamento, notificação de chamada recebida e barra de notificação, entre outros.

Pessoalmente, não estou muito animado com esse recurso, especialmente porque a tela sempre ativa fornece as mesmas informações úteis quando tocadas. É uma pena que você não possa personalizar o painel com seu próprio texto ou pixel art como no ROG Zephyrus G14, pois uma atualização seria mais tentadora.

O Ultimate tem outro recurso exclusivo na forma do AeroActive Portal, que é um painel traseiro que se abre automaticamente para melhorar o fluxo de ar sempre que detecta uma alta temperatura interna. É um bom recurso adicionado, especialmente porque achei o smartphone esquentando durante o teste de estresse, que a Asus afirma aumentar a eficiência térmica em 20%.

A Asus também fez melhorias adicionais no resfriamento com uma nova câmara de vapor de ciclo rápido. Ao jogar Call of Duty Mobile por uma hora, nunca achei o celular muito quente, mas ainda parece um recurso menor quando smartphones como o Samsung Galaxy S23 são capazes de desempenho de jogo semelhante.

O melhor recurso do ROG Phone 7 Ultimate é a adição dos controles hápticos AirTrigger. Eles permitem que você mapeie as entradas do jogo para os acionadores do telefone virtual, replicando a sensação de usar um gamepad tradicional. No Call of Duty Mobile, configurei o gatilho direito para disparar e o esquerdo para agachar e isso melhorou a ergonomia a ponto de sentir que tinha uma vantagem injusta.

O recuo háptico é agradavelmente forte e nunca me senti estranho ao pressionar o metal sólido em vez de um gatilho mecânico. Não me interpretem mal, ainda prefiro gatilhos físicos como os Razer Kishi Mobile Controllers, mas a Asus ainda oferece uma excelente alternativa para quem não gosta de carregar acessórios extras. AirTriggers estreou no Asus ROG Phone 5, então eles não são novidade para a Série 7.

Você encontrará duas portas USB-C neste celular – uma na posição inferior convencional e outra no lado direito. Existem várias razões para isso: em primeiro lugar, permite que você carregue o smartphoneenquanto o segura na horizontal para jogos e, em segundo lugar, garante que você possa conectar acessórios externos (como o AeroActive Cooler) sem atrapalhar o carregamento do telefone.

Tela – Asus ROG Phone 7 Ultimate

A tela AMOLED é brilhante, forte e vibrante. A Asus cita um brilho máximo de 1500 nits, o que eu acho que ajuda a garantir que a tela seja visível mesmo sob luz solar intensa. O celular também cobre 150,89% da gama sRGB, garantindo cores precisas para jogos e vídeos. Fiquei impressionado com o desempenho do display, que se mostrou altamente competente em apresentar o clarão nítido de uma granada, bem como o desenho detalhado do meu fuzil in-game.

A Asus também incluiu um controle de volume, um botão de espera e um fone de ouvido. Também há suporte para Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 7, que garantem conectividade de alto nível. O ROG Phone 7 Ultimate tem uma classificação IP54, o que significa que pode lidar com salpicos de água, mas não é à prova de água, por isso não o mergulhe numa piscina.

A Asus manteve a resolução de 2448 x 1080 e relutou em pular para QHD+ como o Samsung Galaxy S23 Ultra. Isso pode ser uma pena para quem deseja a imagem mais detalhada possível, mas acho que é uma jogada inteligente garantir a melhor duração possível da bateria. Você também obtém uma taxa de atualização de 165 Hz, que permite aproveitar ao máximo o novo modo de 120 Hz no Call of Duty Mobile – embora ainda não haja jogos para celular suficientes para suportar a alta taxa de atualização para o meu gosto.

A alta taxa de amostragem de toque de 720 Hz garante que toques e toques na tela sensível ao toque sejam gravados na velocidade da luz, o que é muito importante para jogos para celular que dependem de reações rápidas.

Os dois alto-falantes frontais são um dos aspectos mais impressionantes deste smartphone, oferecendo 50% a mais de volume do que seu antecessor. Fiquei realmente impressionado com o som pesado e o baixo pesado, apresentando com maestria o som estrondoso dos tiros.

O áudio do meu Google Pixel 6 soa plano em comparação com ele e pode soar um pouco estalado ao reproduzir música. Eu usaria facilmente o ROG Phone 7 como uma alternativa de alto-falante em casa, com volume suficiente para encher uma sala e qualidade de som alta o suficiente para não querer conectar fones de ouvido. O Asus ROG Phone 7 Ultimate tem os melhores alto-falantes que já ouvi em qualquer smartphone.

Câmera

Com os fabricantes de celulares para jogos tão interessados ​​em maximizar o desempenho e adicionar toneladas de recursos, é provável que haja pelo menos uma área em que eles cortam cantos – geralmente a câmera, e o Asus ROG Phone 7 Ultimate não contraria essa tendência.

A Asus implementou o mesmo trio de câmeras extras na parte traseira do anterior Asus ROG Phone 6 Pro e Asus ROG Phone 6D Ultimate. Isso inclui um sensor principal de 50 MP, ultra amplo de 13 MP e sensor macro de 5 MP. Isso não significa que a qualidade da imagem será exatamente a mesma, pois o novo chip Snapdragon ajuda a melhorar o processamento da imagem.

O sensor principal de 50 MP não pode competir com a maioria dos telefones com preço semelhante (especialmente o Galaxy S23 Ultra com seu sensor de 200 MP), mas ainda é razoavelmente competente para fotos padrão. Ele pode capturar cores ousadas e brilhantes, conforme mostrado no grafite abaixo, que parece agradável aos olhos.

A câmera começa a azedar quando você usa os outros dois sensores. A câmera ultra grande angular de 13 MP permite capturar uma parte mais ampla da cena, mas ao custo de grandes detalhes.

Se você observar as imagens de comparação abaixo, notará que muitos detalhes foram perdidos ao mudar para uma lente ultralarga. Por exemplo, a alvenaria é mais desfocada e as antenas no telhado parecem muito mais suaves e desaparecem no fundo.

Mesmo em comparação com o meu Google Pixel 6, que é um smartphone significativamente mais barato, não fiquei muito impressionado com o recurso de zoom 2x. O céu azul parece abafado no ROG Phone, enquanto você também pode ver uma perda de detalhes como a parede de tijolos vermelhos e as nuvens. Ainda é uma imagem decente, mas você obterá melhor qualidade com um telefone mais barato.

Estou satisfeito com as fotos tiradas pela câmera selfie de 32MP. Os tons de pele parecem naturais, enquanto as imagens parecem nítidas, tanto para o assunto quanto para o fundo.

A câmera é inegavelmente o ponto fraco do Asus ROG Phone 7 Ultimate – como na maioria dos celulares para jogos – falta a versatilidade dos emblemáticos como o iPhone 14 Pro Max e o Samsung Galaxy S23 Ultra. Mas ainda pode produzir imagens de boa aparência se você seguir o básico.

Desempenho

O Asus ROG Phone 7 é alimentado por um dos chips mais poderosos atualmente disponíveis para um celular Android: Snapdragon 8 Gen 2. É um processador octa-core com velocidades de clock de até 3,2 GHz. Os smartphones Samsung Galaxy S23 são os únicos Androids que podem ter melhor desempenho porque são alimentados por uma versão com overclock do mesmo chip.

Graças a este chip com overclock, o Galaxy S23 é capaz de igualar o Asus ROG Phone 7 Ultimate em nossos benchmarks gráficos, o que sugere que é tão bom quando se trata de desempenho de jogos, apesar do elaborado sistema de resfriamento da Asus.

Isso significa que o sistema de resfriamento permite que o ROG Phone 7 Ultimate mantenha esse alto desempenho por um longo período de tempo. No 3DMark Wildlife Extreme Stress Test, o Ultimate viu os resultados oscilarem entre 3650 e 3729. O Galaxy S23 conseguiu obter uma pontuação máxima ainda maior de 3771, mas também caiu para 2297, indicando que seu desempenho térmico não é tão bom quanto o celular ROG mais recente.

O Asus ROG Phone 7 postou pontuações de referência de gráficos de elite e a pontuação mais alta do Geekbench 6 que já vimos – ele é extremamente rápido.

Em comparação com seu antecessor, o ROG Phone 6D Ultimate, há um aumento significativo de desempenho, especialmente com benchmarks no jogo – um aumento de 26fps para GFXBench Aztec Ruins e um salto de 30fps para GFXBench Car Chase. Quando se trata de jogos em tempo real, também consegui executar o Call of Duty Mobile na configuração máxima de 120 quadros por segundo, resultando em um desempenho estável e suave.

O Asus ROG Phone 7 Ultimate esquentou um pouco enquanto jogava Call of Duty Mobile, mas não tanto que fosse desconfortável de segurar. Mas ao testar o celular para jogos por meio do 3DMark, ele ficou extremamente quente. Isso mostra que é possível superaquecer se for pressionado o suficiente. Não estou convencido de que existam muitos jogos que possam levar o ROG Phone 7 tão longe, mas se você joga jogos particularmente exigentes, tem a opção do acessório AeroActive Cooler 7.

Independentemente de você optar pelo ROG Phone 7 ou pelo ROG Phone 7 Ultimate, você obtém as mesmas especificações. A Asus equipou ambos os celulares com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Call of Duty Mobile é o maior jogo em termos de tamanho de arquivo que instalei no meu telefone, ocupando apenas 6,27 GB, então não acho que muitas pessoas vão querer atualizar para 1 TB.

Duração da bateria

A Asus colocou uma enorme bateria de 6000mAh no ROG Phone 7 Ultimate, que tem ainda mais capacidade do que a célula dentro do Galaxy S23 Ultra.

Estou realmente impressionado com a durabilidade deste celular, ele passa o dia confortavelmente e não demora um segundo. Após carregá-lo durante a noite e desligá-lo às 8h, ele caiu para 54% quando era hora de ir para a cama às 23h. Era um dia típico de trabalho, incluindo uma hora de Netflix, várias horas de Candy Crush, além de muitas e muitas rolagens ociosas nas redes sociais. Demorou até as 19:00 do dia seguinte para a bateria acabar completamente.

Para colocar isso com mais detalhes, uma hora de Netflix consumiu 7% da bateria, enquanto jogar Candy Crush por 30 minutos esgotou em apenas 3% – este último resultado sendo o melhor que vimos em meses, superando até o Samsung . Galaxy S23 Ultra.

Jogar um jogo mais exigente como o Call of Duty Mobile esgotará sua bateria mais rapidamente. A bateria caiu 13% em uma hora. Alguns cálculos rápidos sugerem que você poderá jogar por sete horas e meia antes que acabe a bateria.

O carregamento também é agradavelmente rápido, graças ao adaptador HyperCharge de 65 W incluído. Demorou apenas 40 minutos para carregar totalmente a bateria do smartphpne, após 15 minutos de carregamento atingiu impressionantes 46%. Isso é notável, considerando o tamanho da capacidade da bateria aqui.

Também sou um grande fã de alguns dos recursos de cuidados com a bateria incluídos neste telefone. Você pode ativar o carregamento constante, que diminuirá a velocidade de carregamento para evitar que a bateria queime. E você pode até definir seu próprio tempo de carregamento programado ou definir um limite de carregamento. Todos esses são métodos muito inteligentes para manter sua bateria em boas condições ao longo do tempo.

Asus ROG Phone 7 Ultimate – Conclusão

O Asus ROG Phone 7 Ultimate é um excelente celular para jogos. É um dos Android mais poderosos que você pode comprar, com subwoofers que preenchem o ambiente e uma série de recursos para aprimorar os jogos portáteis, incluindo AirTriggers, uma grande melhoria em relação aos controles da tela sensível ao toque.

Você terá que comprometer a qualidade da câmera aqui, pois o Samsung Galaxy S23 Ultra e o iPhone 14 Pro Max oferecem muito mais versatilidade a um preço exorbitante.

O maior problema aqui, porém, é que os recursos adicionais (ou seja, o painel da tela de animação e resfriamento aprimorado) que a edição Ultimate fornece provavelmente não justificam o custo inflado. Com as mesmas especificações que você encontrará nos dois modelos ROG mais recentes, recomendo ficar com o Asus ROG Phone 7, mais acessível, se você não tiver medo de recursos frívolos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo